No que cremos

Como parte da igreja universal confessamos Jesus Cristo como Senhor, como revelado nas Escrituras e nossa confissão de fé se dá nos seguintes termos:

“Nós cremos na Bíblia que é a Palavra revelada de Deus, no que foi expresso nos credos universais, incluindo o Credo dos Apóstolos, e  que foi dado clareza na reforma protestante, nos seguintes termos:

1. Todos os 66 livros do Antigo e Novo Testamento são palavras infalíveis, todas escritas pela inspiração do Espírito Santo, na qual é revelado todo o projeto divino de salvação e o Salvador Jesus Cristo. Ensina-nos o caminho da salvação e essas Escrituras são a única regra suficiente de fé e prática.

2. Deus é Espírito. É o único Senhor todo-poderoso. Deus é eternamente triúno: Pai, Filho e Espírito Santo, cada qual é idêntico na sua essência e é igual em poder e glória.

3. Deus criou todas as coisas por sua vontade eterna. Ele é poderoso e absoluto e governa as criaturas pela sua providência.

4. No princípio o homem foi criado a imagem de Deus e tinha uma relação correta com Deus. Porém, foi tentado por Satanás, caiu em pecado, transgredindo a ordem divina, pervertendo a sua natureza. Por isso, toda a humanidade por herança natural nasce dentro do pecado e miséria.  Pecamos através de pensamentos, palavras e ações. Somos destinados à perdição, pois somos incapazes de voltar a Deus por nossos próprios esforços.

5. O Senhor Jesus Cristo é o Filho unigênito de Deus Pai, concebido pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria. Sendo verdadeiro homem e verdadeiro Deus.  Ele foi crucificado em nosso lugar, foi morto e sepultado, desceu ao Hades, ressuscitou ao terceiro dia dentre os mortos.  Ele completou a redenção a nosso favor e nos deu a vida eterna. O Senhor Jesus subiu aos céus e está assentado à direita de Deus Pai e como Sumo sacerdote está intercedendo a nosso favor.

6. O Espírito Santo nos revela o Pai e Filho, nos convence do pecado, concede-nos perdão, nos faz nascer de novo, tornando-nos filhos de Deus. Pela graça de Deus e não pelos seus próprios esforços o ser humano é declarado justo, somente pela fé em Cristo por meio da obra propiciatória do Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo habita dentro de nós, como ajudador e consolador. Ele nos transforma a semelhança do nosso Senhor, Ele nos capacita a fazer a vontade divina e nos acompanha até a consumação dos séculos, Ele nos faz coerdeiros com Cristo.

7. A igreja é o povo de Deus chamado pelo Espírito Santo. A igreja é o corpo de Cristo e que tem o Senhor Jesus Cristo como cabeça deste Corpo. É um rebanho que segue a voz do Pastor das ovelhas. A igreja terrena adora ao Senhor enquanto aguarda com expectativa o seu retorno; prega a Palavra de Deus; ministra os sacramentos; aplica a disciplina e proclama o evangelho ao mundo inteiro pelo poder do Espírito Santo.

8. No final dos tempos, o Senhor Jesus Cristo voltará visivelmente e julgará os vivos e os mortos. “O Senhor nos fará ressuscitar no corpo, nos transformará num corpo glorificado à sua semelhança, renovará todas as coisas, e concluirá o reino de Deus, Amém.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boas vindas